LOC.: Quinze milhões de casas brasileiras não tinham o à internet em 2022. Isso representa dois em cada dez lares do país. É o que mostra pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A falta de conexão é maior nas regiões Norte e Nordeste, em que mais de 20% das casas não tinham o à rede mundial de computadores.
Criado em 2000, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, o Fust, pode ajudar a resolver o problema da conectividade.
A pesquisadora Larissa Aidê explica que o Fust tem como uma das metas diminuir as desigualdades regionais no o aos serviços de telecomunicações.
TEC./SONORA: Larissa Aidê, pesquisadora em engenharia eletrônica
"O objetivo do Fust é promover o o universal ao serviço de telecomunicações, incluindo tanto a telefonia quanto a conectividade à internet em regiões onde esses serviços são inexistentes ou insuficientes, tais como as zonas rurais e as regiões ribeirinhas do Norte do país".
LOC.: Mas, desde que surgiu, o Fust sofre com bloqueios ou a aplicação dos recursos em outras áreas. Um projeto de lei no Senado pretende proibir o governo de bloquear os recursos do Fust.
O senador Eduardo Gomes, do PL de Tocantins, é o relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
TEC./SONORA: senador Eduardo Gomes (PL-TO)
"Há um consenso entre os parlamentares. A gente entende que chegou o momento que o recurso do Fust tenha melhor aplicação e que realmente seja investido em universalização e melhoria de condições da população brasileira no o à tecnologia. Estamos muito felizes com isso. Acredito que vamos avançar no plenário e resolver de maneira terminativa esse assunto".
LOC.: Entre 2001 e 2022, o fundo arrecadou quase 26 bilhões de reais, segundo dados do Sistema Integrado de istração Financeira.
Reportagem, Felipe Moura.