LOC.: A lei que altera as concessões florestais traz benefícios tanto à preservação ambiental quanto ao desenvolvimento do país. É o que afirma o advogado especialista em direito ambiental Rodrigo Jorge.
TEC./SONORA: Rodrigo Jorge, advogado especialista em direito ambiental
“A concessão de florestas públicas se mostra como um eficiente instrumento de tutela ambiental porque ela objetiva uma conciliação entre a conservação da floresta de um lado e estímulos econômicos de outro, a exemplo do pagamento por serviços ambientais, exploração de créditos de carbono e outros ativos financeiros. Posso resumidamente citar a possibilidade de unificação de operações florestais associada a diferentes contratos e a própria ampliação dos contratos para considerar a exploração e a inclusão dos créditos de carbono e o ao patrimônio genético no escopo dos contratos de concessão além de simplificação de algumas regras do licenciamento ambiental”
LOC.: Com a sanção da lei, será possível ampliar a atratividade dos programas de concessões florestais no Brasil. É o que afirma o deputado federal Zé Vitor, do PL de Minas Gerais, que participa da Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia.
TEC./SONORA: deputado Zé Vitor (PL-MG)
“Definimos um novo marco legal das concessões florestais, ampliamos a atrativade permitindo o comércio do crédito de carbono e colocamos o Brasil na frente do tempo, na vanguarda para garantir que a gente possa ser a solução verde para o mundo. Uma MP que foi apresentada em dezembro do ano ado e que agora faz com que o Brasil possa cada vez mais ser reconhecido como uma grande potencia ambiental.”
LOC.: Segundo o parlamentar, a partir de agora, os créditos de carbono provenientes dessas áreas podem ser comercializados pelos próprios concessionários. Ele explica que, antes, esses créditos ficavam de posse do poder público o que diminuía o interesse de pessoas físicas e jurídicas na concessão de florestas.
O mercado de crédito de carbono é um sistema de compensações de emissão de carbono ou equivalente de gás de efeito estufa. É um instrumento para que governos e empresas alcancem as metas de redução de gases poluentes estabelecidas pelo Acordo de Paris.
Reportagem, Lívia Azevedo