LOC.: O governo do Espírito Santo instituiu o programa CNH Social. Além de oferecer a habilitação de motorista de forma gratuita, o programa disponibiliza cursos teóricos e práticos gratuitos de formação de condutores. Nos últimos quatro anos, quase 30 mil vagas foram ofertadas pelo governo do estado.
Para o presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, Davi Duarte, o programa é importante para garantir que a habilitação seja ível a todos.
TEC./SONORA: Davi Duarte, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito
“O processo de habilitação de condutores no Brasil é longo e caro. É longo porque há muitas etapas. É custoso porque cada uma dessas etapas tem um custo e a soma de tudo muitas vezes dá um preço superior a R$ 2,000. Grande parte da população não pode arcar com esse custo todo. Então um programa que facilite as pessoas adquirir essa habilitação. É um programa social de grande valia para todos”.
LOC.: Em 2023, o governo já ofertou 3,5 mil vagas na primeira fase do programa realizada em abril — e 3,5 mil vagas na segunda fase em julho. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran ES), a segunda fase do programa CNH Social 2023 atraiu 70.227 interessados.
O especialista em trânsito ainda avalia que o programa dá ao indivíduo uma chance de se realocar no mercado de trabalho.
TEC./SONORA: Davi Duarte, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito
“As pessoas que não têm habilitação para dirigir um veículo sofrem muito, seja com a péssima qualidade do transporte público urbano no Brasil, seja com a dificuldade de ibilidade. Além das necessidades individuais e pessoais uma pessoa que tem uma habilitação de moto, uma habilitação para dirigir um veículo maior como ônibus, caminhão e mesmo carro comum aumenta muito a sua possibilidade de empregabilidade”.
LOC.: A lista com os nomes dos selecionados para a segunda fase da CNH Social foi divulgada na segunda (7) no site do Detran, pelo endereço www.detran.es.gov.br. De acordo com o órgão, os selecionados devem ficar atentos pois precisam efetuar a matrícula online até 21 de agosto, para garantir sua vaga.
Reportagem, Landara Lima