LOC: Quem conferiu o calendário deste ano já reparou que três dos principais feriados nacionais caem em uma quarta-feira: Independência do Brasil (07/09), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Finados (02/11). Além disso, Dia do Trabalho (1º/05) e Natal (25/12) são domingos.
Após as restrições pela pandemia, a sócia de uma agência de viagens de Brasília, Bruna Guimarães, lamenta que o costume de emendar os feriados não vai ser fácil neste ano, como seria no caso de terças e quintas-feiras.
TEC.: Bruna Guimarães, sócia da Tur Mundi
“Atrapalham muito, porque geralmente feriado é o que a gente mais costuma vender, principalmente para o turismo que a gente fala de turismo próximo, né… Realmente o pessoal gosta de feriados que emendam. Quarta-feira, infelizmente, fica um dia só, a pessoa não consegue fazer um bate volta.”
LOC. Para não deixar de conhecer outras cidades, alguns viajantes já estão se adaptando ao período menor de feriado. César Raizer costuma fazer várias viagens no ano durante feriados prolongados, finais de semana e as férias. Para 2022 ele conta que viajará por períodos menores.
SONORA: César Raizer, jornalista
“Eu não acredito que o fato de 2022 ter menos feriados prolongados vai atrapalhar meus planos de viagem. O que acontece é que vou viajar por períodos menores, menos tempo, ao invés de ficar quatro dias eu vou aproveitar só final de semana, ir numa sexta-feira à noite, ou no sábado de manhã e voltar na segunda-feira cedo”.
LOC.: Depois de um período complicado devido a pandemia da Covid 19, o setor do turismo registrou o maior número de contratações do ano em novembro do ano ado. Foram 39 mil novas vagas, o que representa 12% do total de empregos gerados no país. Os dados são da pesquisa Monitora Turismo, baseada no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.
Reportagem: Naiane Carvalho