LOC.: Em 2023, acidentes de trânsito foram as ocorrências mais frequentes atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, o CBMPR, representando 38,4% do total de atuações. O número de casos atendidos aumentou para 43.924, um crescimento de 2,7% em relação aos 42.770 acidentes registrados em 2022.
Entre janeiro e dezembro o CBMPR registrou um aumento de 9% nas ocorrências, totalizando 114.281 atendimentos, um acréscimo de 9.488 em relação a 2022. De acordo com a agência de notícias do estado, houve um crescimento de 26% em missões de busca e salvamento, totalizando 15.219 casos, e um aumento de 58% em desastres como enchentes, com 323 ocorrências.
O coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR, observa que, apesar de o estado ter enfrentado enchentes e incêndios florestais, se destaca positivamente em comparação a outros estados por não ter registrado mortes diretamente relacionadas a esses incidentes durante o período.
TEC./SONORA: coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior - comandante-geral do CBMPR
“Tivemos um exemplo muito importante de União da Vitória, onde se demonstrou que nós estávamos preparados avisando a população que ela saísse do local, porque nós teríamos problemas com enchentes e isso prova e traz pra nós a palavra planejamento.”
LOC.: Segundo o coronel, o planejamento é importante para o Corpo de Bombeiros, enfatizando a necessidade de expandir e empregar adequadamente o efetivo em resposta ao aumento das ocorrências.
Em 2023, os bombeiros atenderam 1.344 casos de afogamento e 14.065 casos de incêndio.
Reportagem, Sophia Stein